5 maneiras de organizar sua semana no domingo.

Como se organizar para a semana no domingo

Oi!! Como vocês estão? Hoje vou falar sobre um assunto que gosto bastante, que é organização. E aproveitando que já estamos na sexta-feira, vou mostrar 5 maneiras simples, porém eficientes, de você se organizar para a semana inteira no domingo. Isso se planejando e realizando pequenas ações que irão aliviar as atribuições durante os demais dias corridos.

Domingo é sempre um dia de preguiça para a maioria das pessoas, em que geralmente aproveitamos para descansar ou passear. Mas se você conseguir criar uma rotina de usar algumas horinhas dessa dia para planejar sua semana e pôr em ordem algumas coisas na sua casa, o resultado, aos poucos, é transformador! Então, vamos lá para algumas dicas abaixo!

1 – Escolha os looks da semana antecipadamente.

Uma coisa que facilita muito, se você trabalha e tem que sair de casa muito cedo, é separar os looks que você usará durante o dia na noite anterior. Você pode escolher os cinco looks de trabalho já no domingo e deixa-los num cantinho separado do seu guarda-roupa. Caso o clima mude ao longo da semana, é só fazer alguma adaptação adicionando acessórios ou trocando alguma peça.

Assim, se for preciso passar ferro, ou se aquela peça precisar de algum ajuste, você já saberá antecipadamente. Essa pequena atitude te ajuda a não perder mais tempo durante as manhãs escolhendo o que vestir e acabar ficando frustada por não conseguir achar nada que combine. Ou ainda pior, terminar chegando atrasada no trabalho por isso.

Se você tem filhos, faça o mesmo com as roupinhas dele ir para a escola, e você verá que irá facilitar muito o seu dia-a-dia.

2 – Dê uma geral nos banheiros e a esvazie a lavanderia.

Não há nada pior para mim, do que acordar na segunda-feira e ver a lavanderia desorganizada e cheia de roupas para lavar, ainda da semana passada! Então, mais uma dica que dou é:

Dê uma organizada rápida no seu guarda-roupa, tire roupas que já estão sujas e coloque-as para lavar. Organize a área da lavanderia, encha os potes de sabão, organize os cestos e outros utensílios que você utiliza nela para começar a semana com esta área da casa em ordem. Se não der para fazer tudo, pelo menos, organize e faça um cronograma de lavagem para a semana.

Outra coisa que odeio e não me faz começar a semana bem, é deixar os banheiros daqui de casa desorganizados, sujos ou faltando alguma coisa.

Dê também uma geral rápida nos banheiros, esvazie o lixo, reponha o papel higiênico e creme dental se estiveram acabando. Coloque sprays, velas ou sabonetes perfumados para deixar o ambiente agradável. Passe um pano de microfibra com álcool nas bancadas, por fora do vaso e na pia, se der tempo. Borrife um pouco do produto de limpeza que você costuma usar para desinfetar dentro do vaso. Deixe também lenços umedecidos, outros rolos de papel higiênico e toalhas limpas de fácil acesso, caso alguém precise.

Se você criar o hábito de fazer isso um pouco todo domingo, gastará cada vez menos tempo para organizar tudo e os banheiros e a lavanderia ficarão sempre em ordem para você e os outros membros da sua família começarem a semana melhor.

3 – Tire a noite para cuidar da pele, unhas e cabelos.

Outra maneira simples é ter nosso momento de selfcare no domingo para começarmos a semana nos sentindo mais bonitas e cuidadas, e consequentemente, mais animadas. Tire 1h ou 2h durante o comecinho da noite de domingo para lavar e hidratar os cabelos, e também, cuidar da pele e das unhas.

Use uma máscara facial de argila verde em pó para tirar os cravos e purificar a pele do rosto.

Basta pegar uma colher do pó da argila e misturar num pouco de água até ficar um creme uniforme. Deixe agir por 15min no rosto e enxágue com água morna. Você encontra pacotes de até 1kg de argila verde em lojas de produtos naturais. E além delas serem baratas e eficientes para limpar a pele, duram muito tempo. Bem mais prático e econômico do que ficar comprando várias máscaras faciais pequenas e de marcas diferentes!

Use também hidratações capilares que agem em apenas 5min e use spray secativos para os esmaltes nas unhas. Tudo para agilizar um pouco o processo e não deixarmos de cuidar de nós mesmas por falta de tempo.

4 – Crie o hábito de anotar todas as atividades que precisa realizar durante a semana.

Parece ser uma dica clichê. Mas para muitas pessoas, é extremamente difícil parar para escrever as coisas que precisa realizar durante a semana. Elas vão fazendo tudo do jeito que dá e de maneira aleatória. E muitas vezes, não conseguem dar conta de tudo.

Criando o hábito de escrever listas do que precisa ser feito, facilita de mais a execução de todas as tarefas. Você consegue visualizar tudo de maneira objetiva e consegue fazer adaptações, de acordo com suas necessidades e tempo disponível. Dá para mudar algo que não conseguirá realizar em tal dia para outro, antecipadamente. E até, adiantar alguma tarefa que estava planejada para outro dia, caso sobre tempo naquele mesmo.

Tire 20min do seu domingo para escrever uma lista geral de tudo que precisa fazer durante a semana inteira e estipule uma ordem de prioridade para todas as ações. Pode levar até menos tempo, e você pode fazê-las durante a noite, antes de dormir. Anote num planner, bullet journal, agenda ou caderninho que seja fácil de carregar no dia-a-dia, ou em algum local visível, como um mural, se você fica mais em casa.

No link abaixo, eu disponibilizo vários modelos de planners práticos para você imprimir grátis, e que poderão te ajudar a se organizar em vários aspectos do dia-a-dia. Inclusive usei a foto em flat lay que fiz para mostrar todos os modelos de planner no Instagram e a coloquei na capa do post. ˆˆ

Templates depois do café.

Eu, particularmente, tenho gostado bastante de me organizar semanalmente, e não diariamente! Eu anoto tudo que preciso fazer a semana inteira numa só lista e vou elegendo o que farei a cada dia, estipulando quais são as prioridades e adaptando as demais tarefas ao meu mood e às necessidades que vão surgindo. Estou usando este método para manter minha casa organizada e para criar os posts do blog, e tenho sentido uma enorme diferença nos meus resultados.

Claro que tem situações que você não poderá agir assim. Alguns trabalhos exigem tarefas diárias, e certas obrigações tem data certa para acontecer, como reuniões, consultas médicas, entrega de trabalhos, contas a pagar. O segredo, na minha opinião, é tentar se antecipar no máximo que puder e escolher o que for mais maleável para outros dias. Incluir as atividades com dias fixos no meio das demais durante a semana, sinalizando que, obrigatoriamente, elas devem ser executadas naquele dia.

5 – Planeje as refeições da semana.

Para mim, também é horrível chegar perto da hora do almoço ou jantar e ainda não saber o que vamos comer! Então, minha última sugestão é fazer um planejamento de todas as refeições da semana. Assim você consegue até economizar nas compras, porque poderá focar somente nos ingredientes que precisará para aquelas refeições, não gastando com outros que podem não ser usados e vir a estragar.

Você não precisa necessariamente, comer só aquilo que estiver planejado. As listas não são feitas com o intuito de nos tornar reféns, mas sim, para nos ajudar a se organizar melhor em vários aspectos do dia-a-dia. Então, se tiver vontade de pedir uma pizza alguma dia da semana, ou cozinhar algo diferente, não tem problema nenhum nisso! Planejar as refeições da semana antecipadamente vai te ajudar a ter uma ideia do que as pessoas da casa gostam de comer e do que pode ser cozinhado a cada dia, evitando a perda tempo com isso durante a semana.

Eu estou fazendo um planejador de refeições semanal aqui em casa, onde anoto as opções de café da manhã, almoço, jantar e lanches para os sete dias da semana. Tem dia em que peço comida pronta, outros em que saímos para jantar ou almoçar, ou que eu esquento o que sobrou do dia anterior, e também coloquei tudo isso lá planejado.

Você pode escrever um novo planejamento toda semana, a cada quinze dias, ou quando somente quiser mudar o cardápio. Eu mudo o meu a cada quinze dias e prendo a folha com o planejamento na porta da geladeira com imãs, que é um local visível na cozinha.

Abaixo, eu disponibilizo o meu modelo de planejador semanal de refeições  (weekly meal planner) para quem quiser baixar e imprimir grátis também.

Meal planner depois do café.

Espero que etas dicas sejam úteis para você! Organize o seu dia e aproveite mais a sua vida! ♥

Leia outros posts relacionados na categoria Lifestyle/Organização.

 

Não esqueça de seguir o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal do blog.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post! ♥

Maria.

Pinterest_Post 5 maneiras de se organizar para a semana no domingo

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao blog depois do café! Eu criei este espaço para compartilhar assuntos relacionados à moda e estilo, home décor, organização, viagens, estilo de vida em Austin, Texas e muito mais! Eu adoro usar o Pinterest para me inspirar, estampa de poá, o estilo Parisiense e falar sobre minhas coisas favoritas depois de um bom café!