Porque eu escolho ter um BLOG em 2019.

Porque eu escolho ter um BLOG em 2019

O post de hoje é sobre algo que mexe com a minha cabeça há quase um ano! Desde o momento em que eu decidi criar o blog depois do café. O blog que eu tanto queria desde 2014 e que nunca havia tido a oportunidade e a coragem de começar!

Foi nesse momento que algumas pessoas chegaram para mim e disseram:

– Um blog?

– Para quê você vai perder tempo com um blog em 2019? Ninguém mais lê blogs!

– Faça um canal no Youtube que é bem melhor! Você vai bombar!

Tá! Eu sei que elas não estão de todo modo erradas! Hoje em dia, as pessoas acessam muito mais os canais do Youtube pelo fato da plataforma ter se popularizado tanto e ser um meio mais fácil de consumir conteúdo em forma de vídeo, ao invés de ler um post. Além do fato de você ter uma aproximação mais direta com a pessoa, podendo vê-la e escuta-la.

Eu sei que isso é muito válido, e não estou aqui para desmerecer nadinha! ♥ Mas tenho minha própria opinião sobre a importância de ainda ter um blog, mesmo que o meio não esteja mais tanto em alta como vídeos e vlogs.

Abaixo vou levantar alguns tópicos relevantes e ir explicando porque eu escolhi ter e continuar com o meu blog em 2019. Então, se você ainda cultiva o hábito de ler blogs, ou pensa em desistir do seu, ou simplesmente achou este post por acaso e acha que não vale mais a pena ter um blog em 2019, fica até o final para entender melhor.

A importância de cada plataforma.

  • Se você quer criar conteúdo para a internet…

A verdade é que cada plataforma, na minha opinião, tem a sua importância e o seu propósito! E você precisa saber identificar qual meio combina mais com você e com o seu conteúdo. Com qual plataforma você mais se identifica e como você mais gosta de se expressar para as pessoas.

Você se expressa melhor falando com as pessoas, gosta de fazer e editar vídeos e é uma pessoa mais extrovertida? Então, o youtube vai ser perfeito como principal ferramenta para o seu conteúdo.

Gosta de fazer fotos bem elaboradas e quer produzir conteúdo de maneira mais prática? O Instagram é ótimo para isso, pois você consegue fazer tudo junto num só lugar postando fotos e vídeos no feed, fazendo vídeos no IGTV e também com a ajuda dos stories.

Nenhuma das escolhas acima te impede de ter um blog também. E o seu crescimento vai depender muito mais da sua dedicação do que da plataforma que você escolher como principal meio para expor o seu conteúdo.

E foi justamente isso que eu levei em consideração na hora criar o meu blog em 2018: A minha personalidade e o que eu mais gosto de fazer de maneira natural.

  • Se você apenas consome conteúdo da internet…

Também é importante saber qual tipo de conteúdo mais te atrai. Você gosta mais de ler ou de assistir? Ou dos dois?

Eu amo ler textos interessantes sobre os conteúdos que eu gosto. Mas eu deixo isso para momentos em que disponho de mais tempo livre e em posso me concentrar melhor na leitura.

Eu também adoro ver fotografias (meu conteúdo favorito) e acompanhar vídeos e vlogs nos meus canais prediletos no Youtube e nos stories do Instagram. Então, cada plataforma para mim tem a sua importância, dependendo do tipo de conteúdo que quero ver e do tempo que tenho disponível.

Qual tipo de conteúdo você mais se identifica.

Eu sempre fui uma pessoa muito tímida e ainda morro de vergonha de gravar vídeos e quase nunca apareço nos meus stories. Isso é algo que ainda estou tentando trabalhar em mim, e pretendo ir melhorando aos poucos.

Faço uso do Instagram desde 2014, no qual posto minhas fotos de looks do dia, minhas ideias de decoração, fotos de paisagens dos lugares que eu visito, flat lays, livros, várias das minhas coisas favoritas!

Mas eu queria muito criar O MEU BLOG para ter um espaço de verdade onde eu pudesse escrever e criar conteúdos mais consistentes sobre coisas legais que eu curto e que pudessem também, ajudar as pessoas de alguma maneira. Eu comecei de maneira meio tímida e fui fazendo posts bem aleatórios no começo, até ir aprendendo sobre o universo da blogosfera.

Eu amo me expressar através da escrita e da fotografia! E tenho buscado aprender cada vez mais sobre como escrever melhor e sobre fotografia para melhorar as minhas postagens no blog.

Também amo ler e ver as fotos das pessoas. Minha memória sempre foi muito fotográfica, desde os tempos da escola. E eu assimilo muito mais lendo e vendo imagens do que ouvindo. Esse tipo de conteúdo é algo com o qual eu me identifico muito. Então, eu não vejo forma melhor para mim, do que me expressar através de textos e imagens.

Entender qual tipo de conteúdo você mais se identifica é o passo mais importante, na minha opinião, para você ter certeza de que está no lugar certo, fazendo a coisa certa. Por mais que aquilo não esteja mais no auge.

A importância de ter um blog.

Diferentemente de outras plataformas, como Instagram, Youtube ou Facebook, que sofrem constantes mudanças de algoritmo e regras de uso, um blog é o seu espaço! E nele você pode colocar o seu conteúdo da maneira que preferir e de modo que reflita a sua personalidade!

Muitas redes sociais que estiveram no auge um dia, hoje, nem existem mais, como o Orkut e várias outras que caíram em completo desuso, como o Tumblr. Eu ainda tenho um perfil lá, mas quase ninguém acessa mais.

Eu amo usar o Instagram também e adoro acompanhar um monte de gente por lá. Mas todo dia é uma novidade ou mudança de algoritmo. E que sempre tem um grande impacto na visibilidade dos usuários e que tem chateado muito as pessoas. Ninguém nunca sabe o que vai acontecer depois de amanhã nem qual será a nova ferramenta do momento.

Então, se você quer criar conteúdo consistente para a internet e só faz uso dessas ferramentas, fica sempre a mercê das mudanças que podem ou não ocorrer por parte dos desenvolvedores. O que não ocorre com um blog.

Apesar dele também poder fazer parte de alguma plataforma de gerenciamento de conteúdo, como o WordPress ou Blogger, o SEU blog sempre poderá ser personalizado como você bem entender, principalmente se você possuir um domínio próprio.

Qualquer mudança que ocorrer no gerenciador não vai impactar no seu conteúdo ou na sua visibilidade, porque sempre é possível migrar todos os seus posts e continuar em outro de sua preferência. Ou até mesmo, criar todo o seu site do zero com a ajuda de um programador. E você não corre o risco do seu site acabar ou deixar de ser visto. Isso só vai depender de você!

Bloggers internacionais que fazem sucesso e continuam com seus blogs.

O que eu percebo é que, principalmente no Brasil, as pessoas costumam ser mais abertas às mudanças e novidades. E se surgir de repente uma nova rede social, logo todos irão aderir a ela e deixar a anterior em desuso. Tá! Tudo bem em se adaptar às mudanças e querer acompanhar as novidades no mundo das mídias sociais!

E o que mais eu vi foram várias blogueiras que eu amava acompanhar nos blogs, e ainda acompanho nas outras plataformas, deixarem de escrever para se dedicarem apenas ao Youtube ou Instagram porque acabava tendo mais audiência. Acho que tudo depende do seu propósito e como já falei acima, do tipo de conteúdo que você prefere e quer focar.

Mas o que eu vejo aqui nos Estados Unidos é um pouco diferente. Essa é a minha visão e que eu tenho constatado durante esses últimos meses produzindo conteúdo para o blog. Muitas influencers bem sucedidas usam os seus blogs como meio principal de trabalho e tem grande audiência neles, mesmo hoje em dia.

Como primeiro exemplo temos a @songofstyle que é uma verdadeira inspiração para mim!

E outras que eu também amo acompanhar no Instagram e nos blogs:

@jeanwang  autora do blog Extra Petite

@teresalaucar do blog Money Can Buy Lipstick

@theeverygirl do blog The Every Girl

Eu poderia escrever um post inteirinho só com exemplos de bloggers Americanas e de vários outros países que tem audiência sólida e permanecem com seus blogs.

No Brasil, tenho dois exemplos de duas lindas que eu amo acompanhar há anos e que continuam firmes e fortes com os seus blog:

@brunavieira autora do blog Depois dos Quinze

@camilacoelho autor do blog Super Vaidosa

As pessoas ainda leem blogs.

Eu acho que independentemente do país, muitas pessoas ainda cultivam o hábito de ler blogs. Tudo depende de você saber chegar até elas e construir o seu público. Eu mesma já mencionei que adoro tanto ler blogs e sites, quanto assistir vídeos nos meus canais favoritos no Youtube.

Não estou desmerecendo o uso das redes sociais. Muito pelo contrário! Também acho muito importante usa-las para divulgar seus posts e criar uma rotina mais próxima com os seus seguidores e leitores. Mas um deve complementar o outro. E o blog é tão importante quanto as demais mídias sociais. E eu não vejo porque as pessoas insistem em achar que não é mais possível ter êxito com um blog em 2019!

Se você já tem um público, acho legal também você procurar entender deles quais meios são mais viáveis para você passar o seu conteúdo. Mas sem deixar de ser você mesma e produzir o que você realmente gosta, independentemente de qual plataforma está fazendo sucesso no momento. Você pode criar vídeos para um canal no Youtube e compartilha-los dentro de posts no seu blog também. As possibilidades são várias e só dependem de você!

Eu sempre fico muito feliz cada vez que finalizo uma edição completa de fotos e realmente gosto delas. E mais ainda, cada vez que concluo um post inteirinho e o publico.

Me sinto mais feliz ainda vendo o blog se tornar cada vez mais visível nas buscas orgânicas e através do Pinterest, vendo os acessos mensais crescendo e vendo as novas pessoas que estão assinando a newsletter toda semana! Isso é um começo incrível para mim e me torna imensamente mais encorajada a seguir em frente e a não desistir do meu blog! ♥

Se você leu até aqui é porque ainda lê blogs ou também tem interesse em criar conteúdo de qualidade para a internet. Então, se você pensa em desistir do seu ou acha que não vale a pena ter um blog em 2019, eu gostaria de ter conseguido te encorajar pelo menos um pouquinho com este post! E também queria ter deixado claro porque eu escolho ter um blog, mesmo quando muitas pessoas me disseram que não valeria a pena. ♥

Você gosta mais de ler blogs ou de assistir vídeos? Ou dos dois? Me conta aqui nos comentários a sua opinião!

 

Veja outros posts relacionados na categoria Lifestyle.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners e wallpapers em Downloads no menu principal.

 

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post!

Maria.

Porque eu escolho ter um BLOG em 2019_Pinterest

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao blog depois do café! Eu criei este espaço para compartilhar experiências que possam inspira-los de alguma maneira, seja em relação à moda, estilo pessoal, dicas de decoração, organização, viagens e estilo de vida. Tenho 30 anos e moro em Austin, Texas. Adoro o estilo vintage, parisiense e romântico, minha estampa favorita é o poá, amo usar o Pinterest para me inspirar e falar sobre minhas coisas favoritas depois de um bom café!