Minha rotina diária de cuidados com a pele do rosto.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto

Hoje vou falar um pouco sobre minha rotina diária de cuidados com a pele do rosto, que é bastante sensível e ao mesmo tempo, oleosa e propensa à acne.

Essa é apenas a minha rotina e os produtos que eu escolhi para tratar do meu rosto diariamente. Minha intenção com este post, não é fazer com que você queira usar exatamente os mesmos produtos que eu. Você pode optar por quaisquer outros de diferentes marcas, que sejam acessíveis na sua cidade e proporcionem bons resultados na sua pele. Até porque cada pele funciona e reage a produtos de maneira diferente e o que pode funcionar super bem para mim, pode não fazer o mesmo para outras pessoas.

Outra questão importante para falar logo de início é em relação a algumas prescrições médicas que vou mostrar abaixo. Todas foram passadas pela minha dermatologista aqui no Texas e são medicações adequadas para o meu caso. Se você tiver uma pele com características e/ou problemas parecidos, deve procurar também um dermatologista para recomendar os produtos apropriados para você.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto

Há tempos eu queria escrever sobre esse tema! Pele foi algo que eu sofri bastante a vida inteira, mas nunca me senti muito confortável para falar disso por muitos anos…

De maneira bem resumida, durante toda a adolescência tive muita acne e aos 22 anos tomei Roacutan. Aquele remédio bem forte a base de Isotretinoína, e muito recomendado por dermatologistas no Brasil em casos de acne grave.

Depois de usar por duas vezes, minha pele ficou muito melhor do que era, com uma textura aveludada, lisinha e sem nenhuma espinha, uma verdadeira pele de bebê, como é prometido no tratamento. Mas se eu não cuido da maneira adequada, elas voltam. De maneira bem mais amena, mas voltam.

Por muitos anos, fiquei bem desleixada em relação aos cuidados com meu rosto, usando apenas protetor solar. Está aí uma coisa que querendo ou não, depois de tomar Roacutan, você será sempre obrigada a fazer: passar protetor solar no rosto todos os dias! Sua pele fica bem mais sensível e você precisa protegê-la até da luz das lâmpadas e passar protetor mesmo dentro de casa.

Mas… enfim… vamos falar de coisas boas e dicas valiosas que retomei a fazer na minha rotina. Espero que este relato possa ajudar alguém que, talvez, esteja procurando alguma inspiração, incentivo, ou até mesmo informações de como começar a cuidar melhor do rosto.

Sei como é difícil encontrar produtos que realmente funcionem e manter uma rotina regrada de cuidados. Mas depois que você se acostuma, só tem benefícios e com certeza não vai se arrepender.

1 – Sabonete facial Gentle Skin Cleanser da @cetaphilus e esponjinha esfoliante da @wyldskincare.

A primeira coisa que faço todas as manhãs e noites, é lavar o rosto com um sabonete líquido adequado para pele sensível. Minha dermatologista recomendou qualquer um que você “Mild Gentle”, com toque suave, não agressivo na pele.

Escolhi na farmácia, este da Cetaphil, que é hipoalergênico, não causa irritação e é indicado para todos os tipos de pele. Existem vários outros no mercado com a mesma finalidade, e não sei se usarei este sempre. Mas gostei bastante da consistência e ele não deixa em nada a desejar na limpeza e suavidade.

Eu espalho o sabonete no rosto e esfrego com essa esponjinha da Wyld Skin Care que ganhei de presente. Ela é feita de esponja bem macia e tem um toque suave no rosto. Esfolia, estimula a circulação, se você fizer movimentos circulares, e ajuda o sabonete a limpar melhor a pele.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_sabonete líquido

2 – Água micellar da @simpleskin para limpar com algodão.

Essa é minha água micellar favorita da vida! Uso ela há muitos meses e gosto bastante de todos os produtos da Simple Skin. Além de serem hipoalergênicos, sem perfume e componentes químicos prejudiciais e ideais para pele sensível, os preços são muito em conta e você os encontram em qualquer supermercado ou farmácia, pelo menos aqui nos Estados Unidos.

Pingo algumas gotinhas nesses algodões achatados e redondos, que são próprios para limpar a pele, e passo no rosto, pescoço e boca, esfregando levemente. Ela não irrita minha pele, limpa super bem os resíduos de sujeira que ficam no rosto (Não uso make up), e ainda deixa uma sensação muito boa de refrescância. Sempre espero alguns minutos para ela secar bem, antes de passar mais algum produto.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_água micellar

3 – Rose Walter Hydra-Mist da @kalosskin para hidratar, acalmar a pele e deixar um sensação de refrescância.

Ganhei essa rose water da Kálos Skin de presente também (Acho estranho falar “água rosa! Hahah!”). Ela é feita de produtos naturais, orgânicos e vem de uma marca cruelty free (que não faz testes em animais). No início, fiquei com receio de que pudesse irritar minha pele, mas gostei bastante dela.

Ela serve para hidratar, tonificar e dar aquela refrescada e acalmada na pele. Tem um cheirinho bem agradável de rosas e estou passando ela depois da água micellar. Existem muitas similares por aí no mercado e que você encontra em supermercados e lojas de cosméticos.

Não estou usando ela todos os dias. Passo para acalmar a pele quando está um dia mais quente e vou sair de casa, ou quando sinto que meu rosto está um pouco vermelho por conta do sol ou banho quente. Sim! Eu amo banho bem quente! ˆˆ Mas sei que isso pode irritar a pele, principalmente do rosto. O ideal é tomar no máximo banho morno.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_rose water

4 – Rose Quartz Roller para massagear todo o rosto.

Já falei sobre esse rose quartz roller no meu Instagram @mrsmariagalvao há uns dias atrás. Vou copiar abaixo o texto que escrevi no Instagram, que já explica bastante, e completar com mais algumas considerações.

Pra quem ainda não conhece, ele se tornou popular na rotina de skin care no mundo inteiro. A pedra de quartzo rosa é bem geladinha e tem propriedades que, juntamente com a massagem, ajudam a melhorar a circulação da face, o tom da pele, elasticidade, reduzir poros, rugas e impurezas. Além de fazer uma drenagem, eliminar toxinas e vários outros benefícios, se for usado diariamente.

Depois, eu fiz uma breve pesquisa e vi que era melhor ter comprado com pedra de jade, a qual é mais adequada para pele oleosa e propensa à acne como a minha. Mas o de quartzo rosa também tem propriedades muito boas e já vai ajudar bastante na minha rotina.

Depois de limpar o rosto e passar a rose water (quando passo), faço movimentos para cima e para baixo de maneira bem suave para massagear todo o rosto. Comprei este meu na Amazon, mas existem inúmeras lojas de produtos de beleza que vendem, além de farmácias, e grandes lojas como Walmart e Target aqui nos Estados Unidos.

Você pode também, coloca-lo na geladeira minutos antes de usar, para que ele fique bem mais gelado. E pode também, passar após o creme de hidratação, serum ou qualquer outro produto que usar, pois a pedra e a massagem contribuem para que o produto seja absorvido melhor pela sua pele.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_rose quartz roller

5 – Protetor solar fator 46 para pele sensível, porém, propensa à acne da @eltamdskincare.

Minha dermatologista também recomendou este protetor solar da Elta Md Skin Care, que é indicado para peles sensíveis e propensas à acne, como a minha. E ainda que sofrem com rosáceas. Eu também tenho esse tipo de espinhas, que deixam o rosto todo rosado e irritado e ocorre devido a vários fatores como outros produtos que causam irritação, sol, calor, etc. Ele deixa o rosto sequinho e não deixa uma textura pesada na pele.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_protetor solar Elta

6 – Hidratante sem cheiro da @cerave.

Esse hidratante da Cerave tem sido o meu favorito do momento, e o considero minha melhor descoberta de 2018! Ele é super sequinho e com uma textura leve, hipoalergênico e ainda sem cheiro. É perfeito para a minha pele, pois muitas vezes, já tive irritações só por conta do aroma de algum produto.

Você pode passa-lo no corpo e no rosto. Mesmo este meu sendo para o corpo, a textura dele é tão levinha, que super funciona no meu rosto também. Estou usando esse para pele normal a seca, pois, por conta dos demais produtos para acne (vou mostrar abaixo), a pele do rosto acaba ficando um pouco ressecada, e ele está servindo muito bem para mim. E eu também já tinha ele em casa, e não quis comprar outro agora. Mas a marca possui vários outros produtos para todos os tipos de pele.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_Hidratante sem cheiro Cerave

7 – Regenerador labial da @bepantolderma nos lábios antes de dormir.

Eu uso Bepantol há anos e esse regenerador labial é perfeito para deixar os lábios bem macios e hidratados. Principalmente aqui no Texas, que o clima é seco e a boca, vira e mexe, fica bem ressecada e descamando. Tenho alguns produtos da Bepantol guardados para estoque, que uns amigos trouxeram do Brasil, e ainda não encontrei similares por aqui.

Você pode passar nos lábios até ficar bem branquinho mesmo, todas as noites antes de dormir. E no dia seguinte, os lábios já acordam completamente diferentes, bem hidratados e macios.

Eu confesso que, às vezes, por ser a noite e estar cansada, acabo esquecendo alguns dias… Mas estava deixando ele guardado na gaveta da penteadeira. Agora, vou deixar todos os produtos de uso diários para o rosto juntos num só lugar mais acessível, no balcão do banheiro. Assim, fica mais fácil não esquecer e acabar pulando etapas alguns dias.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_bepantol derma

8 – Argila verde em pó para limpar e purificar uma vez por semana.

Também já falei no meu instagram sobre a argila verde que uso aos sábados ou domingos para fazer uma limpeza mais profunda na pele, eliminar os cravos, hidratar, suavizar manchas…

Compro o pacote com 1kg na Amazon por $10 dólares, e para mim, dura quase o ano inteiro! Fica bem mais barato e acho que vale muito mais a pena do que usar argila pronta ou ficar comprando várias máscaras em sachês. No Brasil, eu costumava fazer o mesmo e comprava na Erva Doce, Doce Erva ou na Mundo Verde.

Você também encontra argila para todos os tipos de pele e deve usar a que for mais indicada para a sua. No caso, a verde é adequada para o meu rosto que fica oleoso e tem tendência à acne.

Para usar, basta colocar uma colher rasa da argila num potinho, ir adicionando água aos poucos e mexer até ficar uma mistura grossa. Depois, ir passando no rosto delicadamente e deixar secar.

Eu deixo agir uns 20 min e geralmente, enxaguo com água morna. Mas ultimamente, tenho usado água fria e tenho gostado também. Minha pele fica bem lisinha, sequinha, sedosa, e os cravos saem bastante. Não passo nada em seguida, apenas protetor solar algum tempo depois, pois a pele fica um pouco sensível após o uso. Por isso só uso nos fins de semana em momentos que sei que vou ficar em casa.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_argila verdeMinha rotina de cuidados com a pele do rosto_argila verde

9 – PRESCRIÇÕES MÉDICAS para tratar acne:

Para finalizar, mostro abaixo algumas prescrições médicas que também estou usando para controlar o aparecimento da acne, que como mencionei no início do post, sempre volta se eu não cuidar bem da pele.

Não vou entrar em detalhes sobre os componentes, pois eles foram indicações da minha dermatologista para o meu caso, não podendo ter os mesmos efeitos em outras pessoas. É somente para explicar que não uso apenas os cosméticos acima. Recomendo que, caso você esteja precisando de um tratamento mais específico para a sua pele, procure a orientação de um profissional qualificado.

De maneira bem resumida, até porque o post já ficou enorme, vou listar abaixo o nome dos princípios ativos e como os uso.

Clindamycin em lenços para passar no rosto antes de ir dormir.

Clindamycin em gel todos os dias pela manhã (antes do protetor solar). Posso colocar o protetor solar por cima e ficar com o gel no rosto durante o dia sem problemas.

Desonide, de vez em quando, em pouquíssima quantidade, para secar alguma espinha que fique inflamada. Ele é a base de corticoide, e deve ser usado com moderação e apenas com orientação médica.

Gostei bastante de poder usar o gel pelo dia. Assim, não preciso dormir com produtos no rosto. Gosto de dormir com a pele limpa e sem nada mesmo.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_para tratar acne

12  – Toalha esclusiva para o rosto.

Por último, e não menos importante, deixo separada uma toalha apenas para enxugar o rosto. É importante você ter uma toalhinha exclusivamente para passar no seu rosto e que só você use. Isso evita passar oleosidade de outras partes do corpo para o rosto ou até mesmo sujeiras, impurezas e contaminações. Principalmente, se você tiver alguma acne inflamada.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_meus produtos no banheiro

Não sou nenhuma profissional no assunto. Apenas busco informações quando vou ao médico, gosto de pesquisar, acompanhar outros blogs e canais sobre beleza. Espero que gostem de alguma dica ou produto e possam cuidar melhor das suas peles através deles.

 

Veja outros posts relacionados na categoria Lifestyle / Beleza e cuidados.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners, imagens e wallpapers em Downloads no menu principal.

 

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post!

Maria.

Minha rotina de cuidados com a pele do rosto_Pinterest

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao blog depois do café! Eu criei este espaço para compartilhar experiências que possam inspira-los de alguma maneira, seja em relação à moda, estilo pessoal, dicas de decoração, organização, viagens e estilo de vida. Tenho 30 anos e moro em Austin, Texas. Adoro o estilo vintage, parisiense e romântico, minha estampa favorita é o poá, amo usar o Pinterest para me inspirar e falar sobre minhas coisas favoritas depois de um bom café!