Os benefícios de fazer caminhada ao ar livre.

Os benefícios de fazer caminhada ao ar livre

Eu nunca fui uma pessoa muito ativa em relação à exercícios físicos. Sei que são importantes para a nossa saúde, mas sempre tive muita preguiça de sair de casa, principalmente pela manhã. E frequentar academia definitivamente não é para mim!

Apesar dessa resistência natural, sempre tentei me encaixar nas coisas que as pessoas diziam que eu devia fazer. Isso antes, há anos atrás, com 20 e poucos anos e quando eu ainda caía nessa de que tinha que fazer o que todos estavam fazendo também. Hoje, não faço mais essas escolhas baseadas nas dos outros, e sim, no que eu verdadeiramente gosto e me faz bem.

Nessa jornada, já tentei de tudo um pouco, fiz academia, com direito a musculação, fit dance e zumba, ginástica rítmica quando criança, que eu até gostava, natação na época do ensino médio porque era obrigada a escolher um esporte para não ser reprovada, aulas de ballet para adultos, participei de algumas trilhas e até uma corrida que resultaram em machucados nas coxas e dores no joelho, me matriculei em aulas de dança de salão, tentei aprender todas as modalidades possíveis e cheguei a fazer 3 ou mais aulas por semana durante 6 meses.

Mas no fim, acabei desistindo de tudo, pois eu sempre sentia que não era o que eu gostava de fazer. Ballet foi o único que mais me identifiquei, e ainda quero um dia, quem sabe, poder fazer novamente. Quem sabe! Não sei se conseguirei manter o ritmo e a frequência necessária para aprender e evoluir. Ballet é um atividade que você precisa se dedicar e ter foco.

Eu sou do tipo que acredita que você deve fazer exercícios que te deem prazer e que você goste, e não por uma obrigação, pois isso deixa todo o processo muito mais difícil. E você vai sempre acabar desistindo, como eu fazia. Ou simplesmente, fazendo as coisas porque é obrigada, porque tem que ser saudável, porque tem que ter a barriga chapada, porque tem que socializar com as pessoas numa academia. Não importam as suas razões, a verdade é que você não tem que fazer absolutamente nada disso.

Sei que muitas pessoas amam academia e todas essas outras atividades, claro! Não estou dizendo que elas são ruins, muito pelo contrário. É como eu disse no começo. É sobre o que você realmente gosta e te faz sentir bem. Então, se você adora trilhas, musculação, não é porque dá preguiça às vezes, que não é para você, ou que você tem que desistir. Essas atividades físicas apenas não são para mim, e sei que muitas pessoas também podem se identificar com o meu gosto.

Desde que vim morar no Texas, há 1 ano e meio atrás, fiquei completamente parada, sem me exercitar mesmo. Meu corpo já estava pedindo arrego, estava sentindo dores constantes nas costas, também por conta do colchão, que já trocamos, me sentindo cansada e sem resistência até para subir as escadas de casa.

Eu tenho consciência de que nosso corpo foi feito para se movimentar. Então, resolvi chamar meu marido para fazer caminhada pela nossa vizinhança, agora que é primavera e o clima esquentou, e ele gostou da ideia.

Começamos há 3 semanas e estamos indo, inicialmente, 3 vezes por semana, em dias alternados para não cansar muito. Aos poucos, você vai pegando o ritmo e pode ir aumentando o tempo e a quantidade de dias, se preferir.

Paralelo a isso, resolvi fazer também umas pesquisas sobre o assunto e até o nosso médico falou que caminhar ao ar livre é um dos melhores exercícios que uma pessoa pode fazer, tanto para sua saúde física, quanto mental.

Eu já havia gostado bastante desde o primeiro dia, apesar de ter voltado muito cansada com 40min de caminhada. Mas depois que li sobre o tema e ouvi o que o médico daqui disse, fiquei ainda mais empolgada para continuar.

No post de hoje, vou listar alguns benefícios de fazer caminhada ao ar livre. Não sou nenhuma profissional no assunto, mas espero que eu possa incentivar alguém que esteja procurando um exercício para se movimentar mais, ter mais qualidade de vida, e ao mesmo tempo, fazer algo que é muito prazeroso e que você vai adorar.

Os benefícios de fazer caminhada ao ar livre

1 . Saúde física e mental.

Como já mencionei acima, nosso próprio médico aqui no Texas falou que caminhar ao ar livre é um dos melhores exercícios físicos que alguém pode fazer. 30min de caminhada em passos regulares por dia já são suficientes para melhorar nossa saúde física e mental.

Caminhar ajuda a melhorar a circulação sanguínea, fortalece os músculos, o sistema imunológico, ajuda a emagrecer, previne doenças graves como asma, diabetes, fornece mais energia para o seu dia, previne o estresse, ansiedade e depressão, melhora o foco e a criatividade.

Lembrando que, você deve caminhar somente se não tiver nenhum outro problema de saúde que possa ser prejudicado com a atividade. Portanto, eu recomendo consultar o seu médico para saber se está tudo ok para você poder caminhar tranquilamente.

2. Contato com a natureza.

Para mim, o melhor benefício de todos é poder estar em contato com a natureza! Mesmo que eu fique cansada no início, pois passei muito tempo parada e perdi o costume de me exercitar. Caminhar ao ar livre me traz uma energia tão boa e me deixa imensamente renovada com apenas 40min andando em volta da nossa vizinhança (20min indo e 20min voltando pelo mesmo caminho).

Aqui temos bastante árvores, jardins nas casas das pessoas, e espaços com muito verde nas ruas. Nada melhor do que caminhar numa vizinhança linda e tranquila ou em parques que tenham bastante área verde em volta, respirar ar puro, sentir o solzinho suave batendo no seu rosto, ou aquela brisa fresquinha do fim de tarde.

Estou indo sempre no finzinho da tarde, pois acho o melhor horário! Muitos médicos também recomendam caminhar pela manhã, para ganhar aquele gás para o restante do dia. Mas gosto desse horário da tarde, quando o sol já está mais baixo e você ainda pode contemplar a luz maravilhosa da golden hour e o pôr do sol, se sair no horário certo e a tempo, antes do sol se pôr.

Eu li até sobre estudos que comprovam que caminhar 30min em contato com a natureza todos os dias pode dar tão bons resultados quanto medicamentos no combate à depressão. E que nosso cérebro se sente mais tranquilo e calmo quando estamos mais próximos da natureza.

Os benefícios de fazer caminhada ao ar livre

3. É totalmente gratuito.

A terceira melhor vantagem de se caminhar ao ar livre, para mim, é o fato de ser 100% gratuito!

Eu sei que no dia que não estiver tão a fim de sair para caminhar, não há problema nenhum, e não vou estar pagando por algo que não estou não usando. Não precisar pagar mensalidades, que muitas vezes são caras, e ainda melhorar minha saúde e o meu humor me deixa ainda mais animada para continuar!

4. Você escolhe o seu horário, ritmo e tempo.

Mais um dos benefícios é que você pode escolher o horário que quiser e for melhor para você e o seu dia-a-dia. Pode ir no seu ritmo e tempo.

É possível começar com apenas 20min de caminhada por dia, e aos poucos, ir aumentando o tempo. Você também pode começar caminhando apenas 3 dias na semana, como estou fazendo, e depois que ficar mais resistente, ir todos os dias.

Eu li que 30min em passos regulares ou 20min em passos mais rápidos por dia já são suficientes para trazer resultados muito benéficos para a sua rotina.

Os benefícios de fazer caminhada ao ar livre

5. Te ensina a aproveitar a sua própria companhia ou de alguém especial.

Esse tópico é mais uma questão pessoal. Tem gente que não gosta de fazer as coisas sozinha e você pode ir caminhar na companhia de alguém especial que também tenha interesse na atividade, como uma amiga, seu namorado, marido, seus pais. Alguém que realmente vá curtir e não vá reclamando pelo caminho, claro!

No entanto, também pode ser muito prazeroso caminhar sozinha! Pegue uma garrafinha de água, fones de ouvido, coloque sua playlist favorita para tocar e saia sem medo e sem paranoias de que está indo só.

Você irá aos poucos aprender a apreciar mais a sua própria companhia e a colocar seus pensamentos em ordem indo caminhar todos os dias ou quando puder sozinha!

6. Te possibilita buscar verdadeiramente a saúde e o bem-estar.

Caminhar 20 ou 30min diariamente ajuda a melhorar o metabolismo, pode queimar gordura e te fazer emagrecer. Mas a questão é que você precisa gastar mais calorias do que está ingerindo para isso acontecer.

Caminhar ao ar livre é ótimo para quem está buscando verdadeiramente melhorar a saúde e o bem-estar como um todo. E não apenas um corpo sarado e barriga chapada. Nesses casos, você até pode caminhar, mas é melhor fazer também exercícios específicos para o que você quer.

Para mim, o mais importante em fazer uma atividade física é ter mais qualidade de vida, cuidar da minha saúde e do meu bem-estar diário.

Eu sigo por aqui animada para continuar, espero que tenham gostado do meu relato e se sintam inspiradas a quem sabe, caminhar também!

Os benefícios de fazer caminhada ao ar livre

Se tiverem algo para falar sobre suas experiências com caminhada, alguma sugestão ou dúvida que eu possa ajudar, deixem aqui nos comentários. ♥

Veja outros posts relacionados na categoria Lifestyle.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners, imagens e wallpapers em Downloads no menu principal.

 

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post!

Maria.

Os benefícios de fazer caminhada ao ar livre_Pinterest

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao blog depois do café! Eu criei este espaço para compartilhar experiências que possam inspira-los de alguma maneira, seja em relação à moda, estilo pessoal, dicas de decoração, organização, viagens e estilo de vida. Tenho 30 anos e moro em Austin, Texas. Adoro o estilo vintage, parisiense e romântico, minha estampa favorita é o poá, amo usar o Pinterest para me inspirar e falar sobre minhas coisas favoritas depois de um bom café!