12 dicas para você mudar sua decoração gastando pouco.

Como mudar sua decoração gastando pouco

Quem me acompanha já a algum tempo, deve saber que eu amo decorar minha casa! Adoro detalhes delicados com predominância de tons neutros, como branco e bege, mas com um toque de cor. Minhas cores favoritas para decorar tem sido sempre os tons de rosa, azul clarinho e o verde das plantas. Acho que juntos ficam lindos e deixam o ambiente harmonioso e transmitindo uma sensação de paz. Mas tenho adorado também coral, dourado e tons amadeirados bem claros.

Como mudar sua decoração gastando pouco

Também sou do tipo que adora variar a decoração e gosto de estar sempre mudando os detalhes ou alguma coisa de lugar. Amo mudar sempre que faço uma faxina mais geral ou a cada nova estação. Isso dá uma baita renovada no ambiente, e não há nada melhor do que uma casa limpinha, cheirosa, organizada, clean e ainda com algum detalhe novo.

Mas a questão é que, nem sempre dá para comprar novos itens de decoração. E também é um tanto exagerado você querer comprar coisas novas só porque está entediada com sua décor. No post de hoje, vou listar e comentar várias dicas que eu sempre coloco em prática aqui em casa para renovar o ambiente gastando bem pouco.

Como mudar sua decoração gastando pouco

1 – Invista em tons neutros nos móveis, tapetes e paredes.

Com os principais componentes da sua casa em tons neutros, como os móveis, chão, tapetes e paredes, é possível brincar com os elementos menores (e consequentemente, mais em conta) na hora de mudar a decoração de algum ambiente.

Como mudar sua decoração gastando pouco

2 – Aposte nas cores que você gosta em pequenos objetos que possam ser trocados facilmente.

Ramos com flores artificiais coloridas, plantas artificiais que possam ser trocadas de vaso quando você precisar, mantas, capas de almofadas coloridas, velas, quadros e pequenos enfeites que custem pouco são ideais pois sempre que você quiser, pode simplesmente guarda-los e colocar outros para mudar os detalhes da casa.

Como mudar sua decoração gastando pouco

3 – Escolha capas de almofadas e mantas com cores e texturas diferentes.

Ter capas de cores e texturas diferentes para as mesmas almofadas é uma excelente opção. Eu sempre compro almofadas bem simples com o forro branco e vou comprando, aos poucos, capas diferentes. Assim, sempre que quero mudar, não preciso ir correndo comprar novas almofadas. Apenas troco as capas e voilà, tenho uma sala novinha!

Você pode fazer a mesma coisa com as mantas que dão todo um charme  jogadas no sofá da sala e ainda nos aquecem quando vamos assistir nossos filmes e séries favoritos. Tenha pelo menos duas de cores e/ou texturas diferentes e mude sempre que quiser.

Eu estava usando capas de almofadas cor de rosa e flores artificiais rosa na sala. E essa semana resolvi mudar e comprei na Amazon duas novas capas na cor living coral para as mesmas almofadas e também, flores azuis que encontrei por apenas $7.98 na Hobby Lobby. Tudo custou bem menos de $30 dólares e já deu uma diferença enorme na decoração!

Como mudar sua decoração gastando pouco

4 – Tenha pelo menos uma letter board ou light box ao invés de quadros.

Letter boards também são ótimas opções, ao invés de quadros com imagens fixas. Se você gosta de frases inspiradoras ou engraçadas para descontrair o ambiente, vale muito a pena ter pelo menos uma.

Também gosto muito das lights boxes. Além de deixarem o ambiente mais divertido com alguma frase de efeito, também fica super aconchegante, pois elas acendem uma luz.

Tanto uma letter board quanto uma light box ficam lindas no home office, na sala, na entrada ou até mesmo na cozinha. E sempre que der vontade de mudar, basta trocar as frases e criar composições divertidas também com outros detalhes próximos a ela.

Como mudar sua decoração gastando pouco

5 – Opte por objetos multifuncionais.

Bandejas, banquinhos, escadinhas, cestos, porta controle-remoto, vasos transparentes, tudo pode ter outras funções se você precisar e acabam sendo muito úteis na hora de mudar sem gastar nada.

Eu posso usar essa bandejinha branca, que por hora está no centro da sala, na cozinha, para tomar café da manhã no quarto, ou até mesmo, para organizar produtos nas prateleiras do banheiro ou da lavanderia.

O mesmo ocorre com aqueles banquinhos para subir na parte alta dos armários da cozinha, que podem servir de decoração quando não estão sendo usados, caixotes de madeira e cestos de palha, como uns que tenho na sala.

Na hora de comprar esses itens, pense na funcionalidade deles e quais as diferentes maneiras que poderá utiliza-lo em casa.

Como mudar sua decoração gastando pouco

6 – Troque objetos de cômodo pela casa.

Eu sempre gosto de trocar alguns objetos que estão em determinado cômodo e dar uma nova função para eles. Vale trocar os vasos de flores de lugar, Comprar ramos e galhos diferentes para criar novas composições de flores, pegar um item do seu home office e trazer para a sala e vice-versa, trocar os objetos dos banheiros ou ainda, mudar a disposição dos eletrodomésticos na cozinha.

Como mudar sua decoração gastando pouco

7 – Faça você mesma (DIY) algum projeto no qual gaste bem menos do que se fosse pronto.

Pesquise no Pinterest, em blogs ou canais específicos no Youtube e crie algum DIY (Do It Yourself) para economizar. Lembrando que eles só valem a pena se os gastos forem menores do que se você fosse comprar algo pronto.

No meu Pinterest, tenho essa pasta “DIY” com várias ideias interessantes e lindas.

Leia também esse post:

DIY: Como fazer um mural com flores artificiais na parede.

Como mudar sua decoração gastando pouco

8 – Imprima suas próprias imagens para os quadros.

Existem sites nos quais você pode enviar as imagens que quiser e eles te enviam as impressões em excelente qualidade. Ou então, se você tem impressora em casa, é só comprar o papel específico numa papelaria e imprimi. Daí, basta comprar as molduras do tamanho correto e colocar as imagens. Muitas vezes, isso fica bem mais barato do que comprar quadros com imagens já prontas.

Eu fiz isso com esses meus dois quadros acima: “Prada” e “Do More of What Makes You Happy” e saiu bem mais em conta do que comprar quadros prontos. Além de que você pode criar composições de maneira mais personalizada, pois pode colocar fotos suas de família, fazer suas próprias edições ou frases, se tem algum conhecimento de design, ou até mesmo, usar imagens prontas disponíveis na internet.

Como mudar sua decoração gastando pouco

9 – Utilize objetos de festas, como balões, bandeirinhas e garrafinhas, páginas de revistas e chapéus para decorar.

Eu amo olhar lojas ou sessões de artigos para festas, pois dá para encontrar itens fofos, interessantes, que costumam ser mais baratos e também servem para decorar a casa. Muitas pessoas podem não gostar ou achar espalhafatoso de mais. Mas eu adoro balões, cordões, bandeirinhas. E dependendo das cores, do material e do seu estilo, eles dão um baita toque de alegria no ambiente e ajudam a mudar quando você não dispuser de muito dinheiro para comprar objetos mais caros.

Eu coloquei esse cordão de bandeirinhas que custou apenas $1.99, se não me engano, e esse balão “Love” que custou $3.99 no meu home office e achei que deixaram o ambiente muito mais alegre. Antes, o balão estava na parede que fica por trás da minha cama. No caso, esse é meu gosto, e você optar por itens menos chamativos, como garrafinhas, caixinhas, arranjos, cordões de flores. Se você der uma olhada na sessão de festas em alguma loja próxima na sua cidade, vai ver que as possibilidade são muitas.

Como mudar sua decoração gastando pouco

10 – Experimente trocar algum móvel de lugar.

O mais fácil de todos é este item, na minha opinião. Nada melhor do que trocar de vez em quando a disposição de alguns móveis da sala ou do nosso quarto. Isso, se for possível, claro. Mas já é suficiente para mudar completamente um ambiente gastando 0.

Como mudar sua decoração gastando pouco

11 – Faça sempre uma limpeza geral e doe ou venda coisas que não quer ou não usa mais.

Isso vai te dar mais espaço para coisas novas, se você puder comprar, e ainda possibilitar o ganho de dinheiro extra com a venda dos itens que já não fazem mais sentido na sua casa, mas que podem ser úteis em outro lar. Utilize aplicativos como o Enjoei, OLX no Brasil, ou Poshmark, se você mora aqui nos Estados Unidos.

Se desfazer do que já não serve mais também é uma dica importante para renovar nossa décor gastando pouco ou nada.

Como mudar sua decoração gastando pouco_quadros com frases

12 – Decore sua casa de acordo com o seu estilo.

Tenha coisas que realmente fazem sentido para você! Nada de sair comprando para se arrepender depois. Se você enche sua casa com a sua personalidade, por mais que queira mudar um detalhe ou outro de vez em quando para renovar, vai ser mais difícil enjoar das coisas e querer comprar novas! Por isso, essa é minha última dica, que é meio subjetiva, porém, também muito importante.

Como mudar sua decoração gastando pouco

 

Veja outros posts relacionados na categoria Home décor.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners, imagens, cartões e wallpapers clicando em Downloads no menu principal.

 

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post!

Maria.

 

Como mudar sua decoração gastando pouco

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao Blog Depois do Café! Eu criei este espaço para compartilhar dicas e experiências sobre assuntos relacionados à moda, estilo pessoal, decoração, organização, viagens, estilo de vida e que possam te inspirar de alguma maneira. Eu amo fotografia, decorar minha casa, assistir séries e filmes de comédia e usar o Pinterest para me inspirar. Minha estampa favorita é o poá, adoro o estilo Parisiense e também, escrever sobre minhas coisas favoritas depois do café!