Tenha mais experiências e menos coisas.

Tenha mais experiências e menos coisas_seu hobby favorito

Eu já fui uma pessoa bastante consumista quando era mais nova. Todo o mês, fazia um monte de compras naquela loja favorita que todo mundo tem. Comprava aquela blusinha ou sapato tendência que eu tanto via na vitrine, ou até mesmo os dois e várias outras coisas que eu nem precisava tanto e muitas vezes, acaba nem tendo onde usar.

Por muito tempo, eu vivi achando que eu realmente precisava dessas e outras coisas materiais para ser feliz e sentir que eu “cheguei lá”. Mas na verdade, o que acontecia era uma felicidade momentânea e que logo passava. Principalmente quando chegavam as faturas dos cartões de créditos, que no meu caso viviam sempre lotados. Ou quando eu acaba ficando sem dinheiro para fazer coisas que eu gostava durante o resto do mês.

Eu tive apartamento novo, móveis, eletrodomésticos e louças novinhos, e muitas roupas e sapatos que eu nem conseguia usar tudo. E deixei a grande maioria dessas coisas para trás quando vim morar no Texas. Acabei doando, vendendo ou dando para algum parente. Essa foi a minha escolha e eu me sinto imensamente feliz por ter feito isso naquela época.

A questão aqui é que eu não precisava nem um pouco daquele tanto de coisas que eu tinha e me senti muito mais feliz com minha nova vida e nossa nova família que estava começando.

Já é colocado em nossas mentes desde muito cedo que precisamos “ter” coisas para sermos bem sucedidos na vida. Eu concordo que é preciso dinheiro para muitas e muitas coisas. O dinheiro nos proporciona mais conforto e qualidade de vida, nos dá condições de cuidar melhor da nossa saúde, de estudar e proporcionar estudo para os nossos filhos, de termos uma casa boa para morar, de poder viajar, de comprar as coisas que queremos. É imprescindível batalhar pelos nossos sonhos e buscar uma qualidade de vida melhor. Não estou aqui para dizer que o dinheiro não é importante!

O único problema é quando as “coisas materiais” que você pode comprar com ele se tornam “o mais importante” para você. E você passa a comprar de maneira desenfreada sempre achando que são essas coisas que trazem a verdadeira felicidade. E não é!

Por isso, no post de hoje, eu trago 7 insights que eu aprendi ao longo dos meus quase 31 anos, e que nem são muita coisa na verdade, para que você tenha mais experiências e menos coisas!

Tenha mais experiências e menos coisas_reviva momentos de infância

1 – Experiências acima das coisas.

As experiências proporcionam muito mais felicidade e boas lembranças do que coisas materiais, que muitas vezes, ficam guardadas e não usamos sempre. Você pode ter ficado extremamente feliz com aquele sapato lindo que estava na vitrine da sua loja favorita há semanas, mas logo ele não será mais novidade e você irá à procura de outro bem material para se satisfazer.

No começo do ano, fui num lugar muito divertido aqui em Austin chamado Hopscotch, um espaço de recreação voltado para o público adulto com várias salas que proporcionavam experiências divertidas relacionadas a arte, som, imagem e realidade virtual.

As salas tinham equipamentos com os quais as pessoas podiam interagir e ver os resultados através de sons, luzes e efeito visuais bem interessantes. Tudo acabava sendo muito divertido e ainda estimulava a nossa criatividade. E o local ainda contava com uma piscina de bolinhas cheia de luzes que piscavam de acordo com a música que estava tocando e um painel lotado de cartões coloridos nos quais as pessoas que passavam por lá respondiam sobre quais experiências as fizeram felizes.

Cada cartão de uma determinada cor tinha perguntas diferentes, do tipo:

“Em uma ilha deserta, qual a única coisa que você levaria consigo?”

“Qual experiência todo mundo deveria ter pelo menos uma vez na vida?”

“Qual a coisa mais recente que você fez pela primeira vez?”

Tenha mais experiências e menos coisas_Lista das coisas que deixaram feliz

A proposta do local era justamente experiences over the things (experiências acima das coisas). E as perguntas acima são bem interessantes para fazermos a nós mesmos de vez em quando. Porque as coisas que mais nos proporcionaram alegria e felicidade acabam sendo as mais simples, que podem até parecer infantis, como mergulhar numa piscina de bolinhas, mas terminam deixadas de lado no dia-a-dia.

Não estou dizendo para você não comprar as coisas que gosta. Se tem dinheiro para isso, vá em frente! Eu ainda amo ir nas minhas lojas favoritas de vez em quando e comprar algum look ou acessório que eu quero muito. A diferença, hoje, é que essa não é mais uma prioridade e tenho consciência que não é isso que me fará feliz.

Tenha mais experiências e menos coisas_suas guloseimas favoritas

2 – Faça uma lista das experiências e lembranças que te deixaram feliz e procure revive-las sempre que puder.

Mesmo que não tenha lugares mais criativos na sua cidade, como falei no item 1, vale muito a pena tirar um tempo para escrever sobre as experiências e recordações que te fizeram feliz. Isso te ajuda a lembrar delas e faz com você queira revive-las mais vezes.

Veja também: Folhas de anotações personalizadas para imprimir

10 pequenas coisas que me deixam feliz

Tenha mais experiências e menos coisas_pequenos momentos felizes

3 –  Tenha gratidão pelas coisas que você já tem.

Procure dar importância para as coisas que você já tem ao invés de só se preocupar em buscar o que ainda não possui. Seja grata pelo que já possui e olhe sempre cuidadosamente em sua volta quando achar que precisa de algo. Isso lhe trará muito mais bem estar do que adquirir coisas novas.

Tenha mais experiências e menos coisas_Apreciar o por-do-sol

4 – Valorize pequenos momentos que não precisam de dinheiro para serem vividos.

Um passeio no parque com alguém especial, um piquenique com lanches deliciosos feitos por você, uma viagem inesperada para um lugar não muito caro, mas que pode ser a melhor que você vai fazer na vida, seu sorvete favorito numa tarde de domingo, uma manhã caminhando sozinha, o carinho do seu bichinho de estimação, um jantar feito em casa na companhia do seu namorado ou marido, ir à praia, comer sua comida favorita.

Procure sair mais para aproveitar as experiências do local e a companhia ao invés de sair para fazer compras como se fosse um hobby. Muitas coisas que tem custo zero ou quase nenhum podem trazer muito mais felicidade do que bens materiais ou atividades mais caras.

Leia também: 30 coisas para você fazer em casa com tempo livre

Tenha mais experiências e menos coisas_Passeios em lugares ao ar livre

5 – Contabilize seus gastos e a importância de cada item que você for comprar.

Como já mencionei no item 3, olhe sempre para o que você já tem antes de comprar algo novo. Veja se você realmente precisa daquele novo item. Se ele não for necessário, talvez seja melhor guardar esse dinheiro para aquela viagem dos seus sonhos ou algo especial que vai te proporcionar momentos inesquecíveis, os quais nunca serão possíveis com aquele objeto.

Tenha mais experiências e menos coisas_Comidas deliciosas

6 – Viva com a mente aberta para novas e boas experiências.

Esteja sempre aberta a viver coisas novas. Mesmo que elas te tirem da sua zona de conforto. Não estou dizendo para você tentar fazer coisas que já sabe que não gosta ou que os outros acham legais. Mas sim, coisas que você ainda não tentou e que não tem como saber se te farão feliz ou não. Como tentar um novo esporte, fazer um novo curso, conhecer uma cultura diferente da sua, experimentar pratos que nunca provou, entrar naquele restaurante local pequeno e simples, mas que pode ter a melhor comida que já comeu na vida.

Leia também: 31 atitudes de cuidados para cada dia do mês

Tenha mais experiências e menos coisas_Viagens

7 – Se planeje para poder realizar os seus grandes sonhos.

Não existe sensação pior do que gastar todo o nosso dinheiro com “coisas” e não poder fazer o que gostamos, como passear, ir aos nossos restaurantes favoritos, viajar, ir ao cinema… Portanto, é importante se planejar e colocar todas as nossas “necessidades” e “vontades” no papel. Gaste o seu dinheiro com as coisas que você realmente precisa e com experiências que vão te proporcionar momentos felizes, únicos e inesquecíveis!

Por hoje é só! Espero que gostem do post, das dicas e que elas possam ser úteis para você!

Tenha mais experiências e menos coisas_Lugares criativos

 

Veja outros posts relacionados na categoria Lifestyle.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners, imagens e wallpapers em Downloads no menu principal.

 

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post!

Maria.

Tenha mais experiências e menos coisas

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao Blog Depois do Café! Eu criei este espaço para compartilhar dicas e experiências sobre assuntos relacionados à moda, estilo pessoal, decoração, organização, viagens, estilo de vida e que possam te inspirar de alguma maneira. Eu amo fotografia, decorar minha casa, assistir séries e filmes de comédia e usar o Pinterest para me inspirar. Minha estampa favorita é o poá, adoro o estilo Parisiense e também, escrever sobre minhas coisas favoritas depois do café!