Dicas para ter fotos melhores apenas com o celular.

Dicas para ter fotos melhores apenas com o celular

No post de hoje, vou falar um pouquinho sobre um dos meus temas favoritos e uma das razões que me fazem continuar compartilhando conteúdo na internet, tanto aqui no blog quanto no Instagram: fotografia.

Ainda não tive oportunidade de fazer um curso mais profissional, apenas alguns online e mais simples, mas isso com certeza ainda está nos meus planos nos próximos anos. Quem me acompanha há mais tempo deve saber que eu amo fotografia!

Eu também não tenho ainda uma câmera profissional e sempre faço minhas fotos com o celular que atualmente é um iphone 8 plus. E até o ano passado, eu usava um iphone 6S.

Eu tenho compartilhado algumas dicas mais rápidas no meu perfil do Instagram @mrsmariagalvao, pois meus seguidores sempre me perguntam como edito minhas fotos e se uso presets do Lightroom.

Eu até uso atualmente o Lightroom para fazer alguns ajustes e melhorar minhas imagens, mas não uso nenhum preset específico. Gosto de fazer sempre uma edição para cada foto, mas sempre mantendo certo padrão para meu feed ficar mais harmonioso visualmente.

Finalizo sempre com um filtro do app Afterlight e alguns ajustes básicos do próprio Instagram, que são ótimos para melhorar a imagem quando é compartilhada no aplicativo. Mesmo que você já editado em outros app’s.

Mas no post de hoje, vou focar sobre 6 dicas que eu sempre coloco em prática para fazer fotos melhores apenas com o celular:

1 – Procure fazer fotos com bastante luz natural.

De preferência no final da tarde porque a luz é mais bonita (golden hour) e não deixa sombras na imagem.

Isso vale tanto para fotos externas quanto internas. Aproveite a luz natural que entra pela janela na sua casa.

E sempre prefira fazer suas fotos internas em dias ensolarados, se você não dispõe de equipamentos de iluminação, pois a casa sempre fica mais iluminada naturalmente nesses dias.

2 – Sempre limpe a lente do seu aparelho com um guardanapo ou paninho antes de tirar suas fotos.

Aquelas manchas de dedos que sempre ficam, deixam a imagem toda embaçada, mesmo que seu celular seja muito bom. E essa pequena ação faz uma enorme diferença no resultado.

3. Use sempre a própria câmera do seu celular e não de aplicativos.

Até mesmo a câmera do Instagram deixa as imagens com uma menor qualidade. Então, independentemente de qual aparelho de celular você use, sempre opte pela câmera dele ao invés de app’s de fotografia.

A não ser que seja algum app específico que deixa a imagem com efeito vintage, por exemplo, e você não tiver a opção de editar uma foto já pronta da sua galeria.

4. Não dê zoom nas suas fotos.

Opte por tirar sua foto de longe mesmo e depois, corte  e aproxime o quanto precisar no aplicativo de edição. O zoom sempre piora a qualidade da imagem.

5. Melhore sua imagem com o app Snapseed.

O Snapseed é meu aplicativo favorito para edição de imagem no celular!

E não é à toa que ele foi eleito o melhor app para edição de fotos no celular. Ele é 100% gratuito, não tem nenhum anúncio dentro do aplicativo, está disponível para android e IOS e tem ajustes bem profissionais para deixar a foto mais clarinha, nítida e muitas outras ferramentas incríveis.

Ele não tem muitos filtros. É mais focado na parte de edição, mas dá para fazer muita coisa e transformar sua imagem de maneira prática e gratuita.

O app também conta com uma ferramenta seletiva com a qual você pode clarear apenas uma parte da imagem.

Basta você ir testando as opções que ele oferece até encontrar aquela que você mais gosta e combina com seu estilo de fotos.

Baixe aqui para: Android | IOS

Exemplo de edição que eu fiz:

Balanço de branco: -10 | Ambiente: -10 | Sombras: +20 | Ajuste de curvas automático | Detalhes: +10 | Brilho: +10 | Contraste: +10 | Luz: +10 | Saturação: +5 | Ferramenta seletiva bem no meio da flor (estrutura): +10.

Antes e depois:

Antes e depois_Ajustes básicos do app Snapseed

6. Use sempre o ajuste de curvas do Snapseed para clarear sua foto.

Às vezes, não conseguimos o melhor horário para fazer nossas fotos, ou a posição que gostamos está contra o sol. Quando isso ocorrer e a foto sair escura, aumente o ajuste das sombras, brilho, ambiente, diminua o contraste e ilumine com o ajuste de curvas.

O ajuste de curvas é a melhor opção para você clarear sua foto sem estragar a qualidade. E você pode tanto usar no automático quanto ir ajustando como preferir.

Vou mostrar abaixo como fica mais uma foto minha antes e depois de iluminar apenas com o ajuste de curvas automático do Snapseed.

Antes e depois_Ajuste de curvas do Snapseed

Você pode até não perceber olhando rápido, mas já tem uma grande diferença na claridade da imagem só com um passo de edição! Controlando como você preferir e com os demais ajustes, sua imagem fica com um resulto lindo e bem clarinho no final.

Gostaram das dicas? Vocês fazem fotos apenas com o celular ou também com câmera?

Deixem aqui nos comentários dúvidas e se tiverem mais alguma dica para acrescentar, vou adorar saber também!

 

Veja outros posts relacionados na categoria Lifestyle/aplicativos.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners, imagens e wallpapers em Downloads no menu principal.

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post!

Maria.

Dicas para ter fotos melhores apenas com o celular

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao Blog M loves... Eu criei este espaço em 2018 para compartilhar dicas e minhas experiências sobre estilo pessoal, decoração, organização, viagens, estilo de vida mais saudável e vários outros assuntos que possam inspira-los de alguma maneira. Eu amo fotografia, decorar a minha casa, assistir séries e filmes de comédia e usar o Pinterest para me inspirar. Minha estampa favorita é o poá, adoro o estilo das Francesas e também, escrever sobre minhas coisas favoritas e que eu amo!