O que fazer para ser mais produtiva trabalhando ou estudando em casa

O que fazer para ser mais produtiva estudando ou trabalhando em casa

Antigamente, eu achava difícil manter o foco para estudar ou trabalhar 100% em casa. Apesar de que, sempre preferi muito mais estudar em casa do que na Universidade, por exemplo, por me sentir mais confortável e não ter muita movimentação de pessoas ou barulho.

No entanto, é preciso ter uma certa disciplina e criar uma rotina, pois quando fazemos nossas tarefas, sejam de estudo ou trabalho, no aconchego do nosso lar, sempre nos deparamos com várias distrações. Além de termos o conforto de estar em casa e a liberdade de parar e “procrastinar” quando bem entendermos. Mas também não é nada impossível se você tiver um pouco de organização e planejamento.

No post de hoje, vou falar sobre 8 dicas que eu aprendi e acho importantes para ajudar a sermos mais produtivas trabalhando ou estudando em casa.

1 – Sempre arrume a sua cama.

Uma vez eu li um artigo que dizia que “as pessoas mais felizes sempre arrumam as suas camas assim que acordam”. Hahah! Meu marido ri de mim até hoje porque diz que a pesquisa não tem nenhuma fundamentação científica e ele não acredita nessas conclusões. Mas se tem uma coisa que eu, com toda a certeza acredito, é na influência que o meio no qual estamos exerce sobre nós.

Quando a gente não arruma a cama assim que levanta, o quarto fica com a aparência de desorganizado. E também,  sempre que você olhar, vai sentir vontade de deitar naquele lençol quentinho. Isso aumenta a preguiça e pode fazer com que você queira dormir novamente ou ficar procrastinando na cama.

Por isso, minha primeira dica é sempre forrar a cama assim que começar o seu dia. Essa atitude faz com que seu quarto fique organizado e ter as nossas coisas organizadas dá mais conforto visual e ajuda a aumentar nossa produtividade. Além disso, ajuda para que você não queira deitar novamente ao longo do dia.

2 – Não fique o dia inteiro de pijama.

Você não precisa fazer make e se vestir como se fosse sair. Tome um banho, coloque roupas confortáveis que não sejam pijamas ou roupas que usa geralmente para dormir, escolha uma bijuteria delicada, como um brinco ou correntinha, faça um penteado simples nos cabelos, passe seus cremes de cuidados com a pele, coloque perfume…

É importante ter uma rotina de preparação para o seu corpo entender que você deve de fato levantar e tem coisas para fazer. Depois de vários dias fazendo isso, seu organismo vai se acostumar e sempre que você tomar banho e trocar de roupa, ele vai entender que é hora de estudar ou trabalhar.

O que fazer para ser mais produtiva trabalhando ou estudando em casa

3 – Tenha um cantinho confortável e inspirador para trabalhar/estudar.

Esse item é muito importante, até por questão de saúde para não ficarmos desconfortáveis por muitas horas lendo ou trabalhando, o que só reduz nossa produtividade.

Você não precisa ter móveis caros e um home office completo. Tenha pelo menos uma mesa, mesmo que pequena, e uma cadeira confortável e apropriada para ficar muitas horas sentada, se for o seu caso. A cadeira é o mais importante de tudo porque se você começar a ter dores nas costas, sua produtividade vai acabar diminuindo.

Falando na questão da inspiração, eu acho importante também ter ao seu redor pequenas coisas que te inspirem e que você goste, como frases, quadros, seus objetos favoritos de decoração. Itens que deixem o ambiente que você precisa usar o mais confortável possível.

4 – Mantenha a organização das suas coisas.

Tem pessoas que simplesmente gostam das suas coisas bagunçadas da sua maneira e elas se viram bem no meio da delas. Se você é esse tipo de pessoa, não existe problema nem regra que imponha que você só será produtiva se organizar tudo. Algumas pessoas são felizes assim e não há o que questionar sobre o gosto de cada um.

O problema é só quando você é alguém desorganizada e isso atrapalha nas suas tarefas e no seu dia-a-dia.

Também existem outras pessoas que não gostam e não se sentem bem com bagunça. E precisam estar com tudo mais ou menos em ordem para poder se concentrar. Inclusive, eu já li sobre estudos de que a organização ajuda e muito no aumento da concentração e na produtividade. Eu mesma só sei começar a fazer minhas coisas, se pelo menos meu home office estiver organizado.

Esse item vai do gosto de cada um, mas eu recomendo muito para quem quiser melhorar sua produtividade fazendo as coisas de casa.

O que fazer para ser mais produtiva trabalhando ou estudando em casa

5 – Não perca o foco com distrações.

Na minha opinião, as distrações que temos em casa, e não teríamos por exemplo num ambiente de trabalho formal, são o que mais atrapalha.

Por isso, minha dica é deixar a TV, celular e outros aparelhos de lado na hora de se concentrar e ficar o tempo necessário sozinha até fazer pelo menos o que é mais importante para aquele dia.

Por isso também a importância de ter um espaço específico para trabalhar ou estudar, como mencionei no item 3.

6 – Tenha momentos de descanso e faça pausas entre as suas atividades.

É muito cansativo passar 4 a 6 horas diretas no computador por exemplo, sem levantarmos para nada. Chega um momento que você fica tão saturada que sua produtividade não vai ser mais a mesma do início do dia. Por isso, acho importante dar pequenas pausas entre um atividade ou outra.

Tem um método que eu aprendi pesquisando na internet chamado Método Pomodoro e que eu gostei bastante. A técnica consiste em você se concentrar ao máximo nas suas tarefas por 25 min diretos e sem nenhuma distração e fazer pequenas pausas de alguns minutos para descansar, tomar uma água ou café, fazer uma ligação. Segundo o criador, essas pausas ajudam a aumentar a agilidade do nosso cérebro, e assim, produzimos mais.

Encontrei este post bem atual e em português que explica de uma maneira bem didática para quem quiser ler mais sobre o método:

Técnica Pomodoro: Aprenda a gerenciar seu tempo para executar mais

O que fazer para ser mais produtiva trabalhando ou estudando em casa

7 – Gerencie os seus horários.

Trabalho ou estudo em nenhum lugar dá certo sem gerenciamento de tempo. É importante estipular horários específicos do seu dia para fazer cada uma das suas tarefas. Para isso, também acho essencial você observar os seu próprios gostos e desempenho na execução das suas atividades.

Em qual horário do dia você é mais produtiva? manhã, tarde ou noite? Após identificar isso, deixe as atividades que exigem mais criatividade e concentração no horário que você se considera mais produtiva.

Eu mesma sempre odiei acordar muito cedo e principalmente, estudar pela manhã. Quando trabalhei na Universidade também, tive a opção de poder ficar no horário da tarde. Por mais que eu me esforce, eu sinto que meu raciocínio é muito mais lento e tenho bem menos coragem durante as manhãs. Nada que um bom café não ajude, se você realmente só tem esse horário para isso.

Então, me considero muito mais produtiva durante a tarde e à noite. Daí, sempre deixo as atividades que exigem maior concentração para essas horas. E pela manhã, prefiro apenas ler, organizar e-mails e cuidar da casa.

8 – Tenha um planejamento diário, semanal ou mensal.

Juntando a organização do ambiente em nossa volta e dos nossos horários e outras coisas mais, ficam um monte de tarefas que precisamos fazer além do trabalho ou estudo. Então, é bom também anotarmos todas as nossas atividades e termos um planejamento.

Eu, particularmente, gosto mais de fazer meu planejamento semanal, no qual eu escrevo todas as principais tarefas que preciso executar naquela semana separadas por categorias: casa, estudo, blog (no meu caso). E faço isso no meu caderno de anotações por escrito. E ao longo de cada dia, elejo o que preciso ir fazendo primeiro e faço minhas to do lists diárias no bloco de notas do celular, que acaba sendo mais prático para acompanhar no dia-a-dia.

Você pode escolher o método que achar melhor para a sua rotina, escrever seu planejamento mensal, se não tem prazos diários, coloca-lo na parede do seu home office de maneira que fique visível, usar o método bullet journal, bloco de notas do celular, aplicativo de organização ou planner.

O que fazer para ser mais produtiva trabalhando ou estudando em casa_Imagem Pinterest

Espero que goste das dicas! Se você tem mais alguma ideia, algo que coloca em prática para ser mais produtiva, vou adorar ler aqui nos comentários também.

 

Veja outros posts relacionados na categoria Lifestyle/organização.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners, imagens e wallpapers em Downloads no menu principal.

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Um abraço e até o próximo post!

Maria.

O que fazer para ser mais produtiva trabalhando ou estudando em casa

 

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao Blog Depois do Café! Eu criei este espaço para compartilhar dicas e experiências sobre assuntos relacionados à moda, estilo pessoal, decoração, organização, viagens, estilo de vida e que possam te inspirar de alguma maneira. Eu amo fotografia, decorar minha casa, assistir séries e filmes de comédia e usar o Pinterest para me inspirar. Minha estampa favorita é o poá, adoro o estilo Parisiense e também, escrever sobre minhas coisas favoritas depois do café!