Como organizar sua lavanderia para deixá-la aconchegante e funcional

Como organizar sua lavanderia e deixa-la aconchegante e funcional

Não é porque a lavanderia é considerada uma área de serviço, que esta parte da casa não precisa de decoração e um pouco da nossa atenção!

Para muitas pessoas que cuidam sozinhas da casa (sem ajuda de diarista ou uma cuidadora do lar), é na verdade um dos cômodos mais usados no dia-a-dia, perdendo apenas na minha opinião, para a cozinha e o quarto onde dormimos.

É onde cuidamos das nossas roupas, sapatos, lavamos, secamos, passamos ferro, e organizamos os produtos de limpeza da casa, na maioria dos lares. E também podemos deixa-la mais do nosso jeitinho para sentirmos mais aconchego na hora de realizar as tarefas mais chatinhas do dia e também economizar tempo.

No post de hoje, vou mostrar a decoração completa da nossa lavanderia, que finalmente concluímos. E também, listar 12 dicas práticas para te ajudar a tornar a sua lavanderia mais aconchegante e ao mesmo tempo, funcional.

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_objetos práticos

1 – Escolha sempre que possível, objetos reguláveis e fáceis de desmontar, como o varal e a tábua de passar ferro.

Apesar de termos uma casa grande, nossa área de serviços é bem limitada. Nem temos um pia ao lado das máquinas de lavar e secar como apoio para outras limpezas do dia-a-dia, como sapatos e tapetes, os quais não gosto de colocar na máquina, mas também precisam de limpeza. Ainda vamos colocar uma pia no nosso quintal. E por enquanto, faço essas pequenas tarefas na pia do segundo banheiro que temos logo ao lado da lavanderia.

Se você também dispõe de espaço pequeno, opte por objetos que sejam fáceis de desmontar para deixar o ambiente mais livre quando não estiverem sendo usados.

E foi assim que eu fiz ao escolher esse varal de chão, que é todo desmontável. E também a tábua de passar roupas, que fica fechada e pendurada na parede junto com o ferro quando não está sendo utilizada.

Se você dispuser de orçamento, vale a pena fazer um projeto com um profissional, o qual será totalmente funcional para as suas necessidades.

Senão, estes e vários outros itens práticos são encontrados facilmente em lojas de decoração e itens para casa como Target, Walmart, Amazon e supermercados como o HEB. No Brasil, você os encontra em lojas como Le Biscuit, Casa Vieira e Leroy Merlin.

Se você mora nos EUA, veja mais opções em: Laundry Organization on Amazon

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_organização por setores

2 – Organize sua lavanderia por setores.

É muito importante dividir sua área de serviços por setores. Assim, o ambiente fica bem organizado, sendo mais fácil para você usa-lo no dia-a-dia. Além de diminuir o risco de se criar uma verdadeira bagunça com tudo junto e misturado.

Coloque tudo que é relacionado a lavagem, como produtos e utensílios, juntos; o que está relacionado a secagem em outra parte; as roupas e objetos sujos também próximos; as roupas limpas em outro setor… E assim por diante, de acordo com as suas necessidades.

Eu comprei 4 impressões muito fofas na Amazon: “Wash“, “Dry“, “Fold“, “Repeat” que significam “Lavar”, “Secar”, “Passar”, “Repetir” em inglês. E comprei os quadrinhos com moldura branca no Ikea.

Então, sinalizei com eles as áreas da lavanderia. Todo o ambiente ficou bem mais organizado e ainda, com uma decoração fofa e divertida.

4 ilustrações em preto e branco: Laundry Room Decor – Wash Dry Fold Repeat Art Prints – (Set of 4) – 8×10 – Unframed

Moldura branca tamanho 8×10″: White Frame

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_cestos organizadores

3 – Utilize cestos organizadores para os produtos de estoque e uso diário.

Essa a parte que eu mais adoro em organizar nossa casa! Organize seus produtos de estoque e de uso diário também por categorias e em cestos organizadores. Isso pode ser feito em qualquer ambiente e deixará tudo muito mais em ordem e prático na hora de usar os produtos.

Os cestos são ótimos para deixar tudo organizado visualmente. E alguns modelos ainda vem com alças, o que permite mais facilidade na hora que precisar carregar os produtos pela casa.

Vale a pena brincar com texturas diferentes para deixar a composição, além de organizada, interessante e mais aconchegante. Use cestos de plásticos brancos, ou coloridos se preferir. E misture com outros de palha, que estão super em alta na decoração, ou arame, com detalhes dourados, acobreados, prateados ou envelhecidos. Tudo vai do seu gosto!

Eu tenho amado misturar cestos de palha com esses brancos com furinhos em outras partes da nossa casa!

Outra opção que fica linda é com organizadores transparentes, e isso ainda permite que você possa ver com mais facilidade todos os objetos pequenos que estão dentro.

Cesto organizador branco: Medium Rectangle Bin

Cesto de metal envelhecido com alça acobreada: Large Wire Milk Crate with Copper Handles

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_pote para sabão

4 – Tenha um compartimento específico para o sabão.

É importante tomar cuidado para NÃO misturar os produtos de limpeza da casa e para outros fins com aqueles que você coloca dentro da máquina para lavar suas roupas, pois isso pode danifica-las.

Então, tenha um pote específico para colocar o sabão de lavar roupas. De preferência, um compartimento que identifique claramente o que tem dentro e que seja diferente dos demais que você usa.

Eu adoro essas latinhas que vem com o nome “Soap” (sabão) ou “Laundry” (lavanderia) escritos! Além de organizar o ambiente, deixam a decoração fofa e criativa.

Vale também usar potes transparentes, de plástico ou vidro, como aqueles que usamos na cozinha. Desde que você identifique com uma etiqueta que se trata do sabão de lavar roupas.

Latinha fofa para sabão: Launderette White Metal Storage

Veja mais em: Laundry soap organizers on Amazon

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_saquinhos para roupas delicadas

5 – Use saquinhos de tecido e compartimentos de plástico para proteger peças íntimas e suas roupas delicadas durante a lavagem.

Tenha saquinhos de tecido e utensílios de plástico que protegem peças íntimas e delicadas durante o processo de lavagem. Isso evita que você estrague suas roupas mais finas, ou até mesmo, que elas se percam por estarem soltas dentro da máquina.

Eu tenho vários saquinhos de tecido com tamanhos diferentes para colocar minha blusas mais delicadas, roupas de dormir, peças de seda, renda, cetim e íntimas. Os sutiãs são lavados nessas bolinhas verdes de plástico, pois elas impedem que o aro ou bojo, quando tem, sejam amassados e danificados durante a lavagem.

É comum encontrar esses itens em lojas de utensílios para casa aqui nos Estados Unidos, como Homegoods, Ikea, Target, Walmart e Bed Bath & Beyond.

No Brasil, eu comprava sempre na Le biscuit.

Algumas opções de saquinhos que achei interessantes na Amazon:

4 Pack Laundry Wash Bag

6 Pack Laundry Bra Lingerie Bags

6 Pack Laundry Bra Lingerie

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_roupas limpas organizadas

6 – Reserve um espaço para dobrar as peças limpas enquanto elas não são guardadas.

Deixe suas roupas e todas as peças limpinhas dobradas num cesto maior de plástico, ou até mesmo, de tecido.

Eu tenho um de tecido, que geralmente uso para colocar as roupas lavadas e leva-las de volta para o closet. Mas no momento da foto ele estava justamente no closet com as roupas limpas da semana passada ainda esperando para serem colocadas nos cabides.

Então, deixei algumas que ainda estavam no varal em cima da tábua de passar para depois guarda-las também. Eu não seco todas as minhas roupas na máquina, e deixo as mais novas ou delicadas para secar no varal mesmo.

Ainda estamos sem um lugar adequado para secar os sapatos. Mas em breve, irei pesquisar alguma solução para isso. Por enquanto, lavo nossos sapatos e tapetes em dias diferentes das demais roupas da casa. E os coloco para secar nesse varal branquinho que já temos.

Algumas opções de varais fofos e funcionais: Drying rack clothes

Nosso varal: Foldable Clothes Drying Rack Dryer

Alguns cestos que achei funcionais para organizar as roupas limpas:

Fabric Storage Basket Container 1

Large Round Laundry Storage Basket 2

Large Storage Basket 3

Large Laundry Basket 4

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_cesto adequado

7 – Tenha um cesto com tampa e ventilação para as roupas sujas.

Com a rotina corrida, acabamos deixando as roupas sujas vários dias esperando para serem lavadas. Até mesmo para que se acumule uma quantidade suficiente para colocarmos de uma só vez na máquina.

Então, tenha também um cesto de roupas sujas com tampa, e que possua alguma ventilação, como esses furinhos que tem no meu. Isso vai permitir que as roupas “respirem”, e evitar aquele cheirinho desagradável no ambiente ao abrir o cesto que estava totalmente fechado. Além de evitar mofo em alguma peça que possa ter sido colocada úmida.

A tampa serve para deixar a área mais organizada, de maneira que você não fique vendo diretamente aquele monte de roupas sujas pulando para fora do cesto.

Opção com 4 cestos brancos: Rectangular White Laundry Hamper, 4-Pack

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_Aromas agradáveis no ambiente

8 – Coloque aromas agradáveis no local.

Eu amo cheirinhos por toda a casa. E com a área de serviço não pode ser diferente!

Aqui nos EUA, sempre compro esses talinhos perfumados que exalam aroma no ambiente, e meu favorito é com o cheirinho delicado e refrescante de lavanda, que deixa a lavanderia sempre cheirosa e com um clima agradável.

Eles duram em média 30 dias, e depois o cheiro vai saindo. Daí, basta trocar o talinho por um novo. Você encontra por aqui na Target, Walmart e nos supermercados.

Coloquei também um pout pourri com cascalhos e conchas do mar numa bandejinha de estrela que vocês podem ver em algumas destas fotos, em cima da máquina de secar.

Pout pourri, para quem não conhece, é um arranjo perfumado, geralmente feito com flores, pedrinhas, galhos… Ou com elementos temáticos, como essas conchinhas e cascalhos azuis que remetem ao oceano e vieram com um aroma super refrescante que eu adorei na lavanderia.

Pode ser colocado numa bandeja ou pote de vidro, e serve tanto para decorar, quanto deixar o ambiente com um aroma agradável.

Eu sempre compro os nossos já prontos na Target ou na Hobby Lobby. Mas você também comprar os elementos separados e borrifar o cheirinho que quiser todos os dias. Escolha um aroma que você goste e veja como até uma tarefa chata do dia-a-dia se tornará mais agradável com cheirinhos perfumados no ambiente.

Vale também usar velas, incensos, sachês, mini sabonetes que geralmente colocamos em gavetas, ou sprays aromáticos.

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_Decoração fofa

9 – Decore com quadros, flores, plantinhas ou pequenos objetos que sejam ao mesmo tempo funcionais.

Como já escrevi no início do post, não é porque é uma área de serviço da casa que não tem que ter decoração. Um ambiente com detalhes que gostamos e nos trazem mais conforto visual, torna as atividades do dia-a-dia muito mais fáceis de serem executadas.

Então, inspire-se neste post e em outras ideias no Pinterest, e crie uma composição com quadros temáticos, flores ou plantas, e pequenos objetos.

Melhor ainda se alguns forem multifuncionais e sirvam também para guardar e organizar os itens da sua lavanderia, como pegadores, cabides, paninhos de limpeza, etc.

Escolhi esses quadros de cactos e esse plaquinha “Laundry”, ambos da Hobby Lobby, porque amo cactos e quis colocar elementos que fazem referências a plantinhas no ambiente.

Não dá para ter plantas de verdade por conta da nossa gatinha que gosta de comê-las. Então coloquei os quadrinhos, flores e um mini cacto fake mesmo.

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_Sistema de limpeza

10 – Limpe e organize sua lavanderia de maneira rápida, mas com frequência.

Eu recomendo muito que todos nós precisamos ter uma rotina diária de cuidados com a nossa casa inteira. Não é necessário fazer faxina completa todos os dias, mas com pequenas ações todos os dias, é possível manter o ambiente sempre em ordem e limpo.

Passe um paninho com seu produto de limpeza em cima das máquinas sempre que finalizar a lavagem e secagem das roupas.

Assim que utilizar algum item, coloque-o imediatamente no lugar que ele deve ser guardado.

Não acumule roupas sujas por mais de uma semana.

Não deixe para fazer tudo e lavar todas as peças da casa num só dia.

Não misture roupas limpas com coisas sujas, e também, guarde as limpas de volta no closet com frequência.

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_cestos organizadores

11 – Guarde na lavanderia apenas produtos relacionadas e limpeza, lavagem das roupas, objetos pessoais e da casa, se for sua área de serviços gerais.

Para manter a ordem, não só desta área, mas de modo geral na casa, é preciso guardar cada coisa no cômodo ao qual ela pertence.

Então, nada mais óbvio do que deixar na lavanderia somente os produtos relacionados aquela área de serviços. Produtos para lavar roupas, como sabão em pó, líquido, tira-manchas, amaciante, pegadores, cabides, etc.

Você pode guardar outros itens e produtos usados na limpeza da casa ou higiene de modo geral, desde que disponha de espaço para organizar todos, e desde que os mesmos sejam agrupados e identificados para não correr o risco de usar algum produto errado.

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_Laundry Planner para download gratuito

12 – Elabore um planejamento para sua rotina de limpeza e lavagem das roupas.

Como já iniciei no item 10, é preciso criar um rotina de limpeza e cuidados com todos os cômodos da nossa casa. Assim, conseguimos manter as coisas em ordem e não acumulamos tarefas para serem feitas num só dia.

Para conciliar essa atividade com as demais da nossa rotina, sem se atrapalhar, acho importante anotarmos tudo o que é preciso ser feito.

Pensando sempre na praticidade no dia-a-dia, fiz algumas atualizações e melhorias no Laundry Planner que já havia disponibilizado aqui no blog para download gratuito.

Com ele, vocês podem estabelecer um sistema semanal de limpeza, fazendo uma coisa por dia para manter sua lavanderia sempre organizada e não acumular tarefas.

Pode ainda anotar um check list dos seus produtos de limpeza, o que precisa comprar, as prioridades da semana e acompanhar cada uma das tarefa em um determinado dia.

DOWNLOAD do novo Laundry Planner (PDF):

 

 

Bom, este post já ficou enorme e vou finalizar por aqui. Qualquer dúvida sobre as dicas, os produtos, o download e uso do Laundry Planner, basta deixar aqui nos comentários ou enviar um e-mail para o nosso contato depoisdocafe@mariagalvao.com.

 

Veja outros posts relacionados na categoria Home décor.

Baixe gratuitamente os nossos calendários, planners, imagens e wallpapers em Templates no menu principal.

 

Não esqueça de assinar o blog para acompanhar as novidades em primeira mão por e-mail.

Você também encontra todas as minhas redes sociais em https://linktr.ee/mrsmariagalvao ou na página principal.

 

Follow my blog with Bloglovin.

Espero que gostem do post! Um abraço e até o próximo!

Maria.

Como organizar sua lavanderia para deixa-la aconchegante e funcional_Imagem pinável

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao Blog Depois do Café! Eu criei este espaço para compartilhar dicas e experiências sobre assuntos relacionados à moda, estilo pessoal, decoração, organização, viagens, estilo de vida e que possam te inspirar de alguma maneira. Eu amo fotografia, decorar minha casa, assistir séries e filmes de comédia e usar o Pinterest para me inspirar. Minha estampa favorita é o poá, adoro o estilo Parisiense e também, escrever sobre minhas coisas favoritas depois do café!