5 podcasts Brasileiros feitos por mulheres para você ouvir

5 podcasts Brasileiros feitos por mulheres para você ouvir

No post de hoje, vou indicar 5 podcasts Brasileiros feitos por mulheres que você vai amar ouvir. 4 deles tem sido a minha companhia todas as manhãs enquanto faço as coisas da casa e o almoço, eles fazem você se sentir como se estivesse numa conversa entre amigas e eu já escutei todos os episódios disponíveis. O número 5, eu confesso que só escutei alguns episódios, mas pelo conteúdo que ela produz na internet e que sempre acompanho, me sinto confiante para indicá-lo também aqui.

Um pouco da história e os benefícios de ouvir podcasts.

Podcasting é uma forma de publicação de multimedias (áudio, vídeo, foto, etc…) na Internet, e que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. O utilizador pode acompanhar, ou até mesmo descarregar automaticamente o conteúdo de um podcast.

A palavra “podcasting” é uma junção de iPod – marca do aparelho multimídia homônimo, da Apple Inc., que é sigla de “Personal On Demand” (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) – e broadcasting (radiodifusão). O conjunto de arquivos publicados por podcasting é chamado de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.

Os primeiros podcasts surgiram em 2004 no Reino Unido, Austrália, Canadá e Estados Unidos e o primeiro podcast brasileiro surgiu também em 2004, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros (atualmente descontinuado). E ao contrário do que muitos pensam, que os podcasts só chegaram recentemente no Brasil, o uso contínuo desse tipo de mídia já era bem popular desde o surgimento em 2004.

Podcasts são ótimos para quem não tem muito tempo para consumir outros conteúdos por conta da rotina corrida. Você pode ir escutando os episódios no carro, no caminho para o trabalho ou faculdade, fazendo suas tarefas da casa, ou até mesmo durante o banho e momentos de descanso mesmo.

É uma maneira bacana de consumir conteúdo que agregue no seu dia-a-dia e usar a internet ao seu favor, pois é possível encontrar podcasts sobre os mais variados temas que você possa se interessar. É possível baixar os episódios com antecedência quando estiver no wi fi de casa e ouvi-los quando e onde puder.

Outra ótima vantagem, é que é possível ouvir podcasts em vários app’s gratuitamente, como Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e muitos outros. Só depende de quais plataformas os criadores de cada podcast os disponibilizaram.

1- Podcast Projeto Piloto

Produzido e estreado recentemente por Lu Ferreira, apresentadora e criadora de conteúdo no blog e canal Chata de Galocha (@chatadegalocha) e a consultora de estilo Thais Farage (@thaisfarage), o projeto piloto concluiu na semana passada sua primeira temporada e conta com 12 episódios disponíveis sobre temas diversos e relacionados ao universo feminino, como maternidade, autocuidado, viagem, dinheiro, relacionamento, maquiagem, estilo pessoal, tatuagem, divórcio e outros.

As duas conversam de maneira leve, espontânea e direta, expondo suas experiências, opniões e ideias sobre diversas questões comuns na vida de todas nós mulheres e que com certeza, a maioria que estiver lendo este post já deve ter passado por várias delas.

Este tem sido um dos meus podcasts brasileiros favoritos e uma das minhas companhias na hora de fazer as tarefas da casa e cozinhar. Eu nem vejo a hora passar ouvindo elas conversarem e fico logo pensando em qual será o próximo tema, pois me identifico muito com vários e principalmente porque acompanho o blog e canal Chata de Galocha há alguns anos e me identifico muito com o jeito da Lu (Chata de Galocha) de conversar e ver as coisas. A Thais Farage eu conheci recentemente, mas logo no primeiro episódio, eu passei a amar as conversas das duas e me sentir como se estivesse lá, trocando ideias com elas também.

Espero que a segunda temporada venha repleta de novidades e eu super recomendo o podcast Projeto Piloto se você também se interessa por temas relacionados a estilo de vida, comportamento, moda, beleza e viagens.

Veja onde escutar o podcast: Projeto Piloto

2 – Podcast Depois dos Quinze

Produzido pela autora e blogueira Bruna Vieira (@brunavieira) do Depois dos Quinze, que foi um dos primeiros blogs que acompanhei na vida, logo no comecinho quando os blogs estavam começando a crescer no Brasil. Eu sempre me inspiro muito no jeito Bruna Vieira de ser, me identifico muito com as coisas que ela fala nas redes sociais e sinto que somos parecidas em vários aspectos.

No Podcast, também criado recentemente e que já tem 5 episódios que são lançados semanalmente, a Bruna já abordou alguns temas relacionamos às suas experiências de vida. Dentre eles, a sua infância morando no interior, como a sua vida mudou quando ela saiu de uma cidade pequena para morar em São Paulo, sobre aceitar o seu corpo, relacionamentos e o que ela aprendeu com eles.

Se você já acompanha o blog depois dos quinze, também vai adorar passar um tempo do seu dia ouvindo ela falar sobre suas experiências e o que aprendeu com elas. Mais uma vez, são assuntos que muitas de nós já devem ter passado em algum momento da vida e é bom escutar depoimentos que nos fazem perceber que não estávamos sozinhas, e que as coisas não acontecem só com a gente, como imaginávamos na época.

Nos episódios, ela também dá dicas de app’s, livros que a inspiraram de alguma maneira, e ainda responde dúvidas de leitoras que enviam vídeos para o e-mail de contato entreamigas@depoisdosquinze.com.

Eu super recomendo o Podcast Depois dos Quinze se você adora conteúdos sobre comportamento e estilo de vida.

Abaixo, coloquei o link para ouvir no Spotify, mas os episódios também estão disponíveis no Deezer e Itunes

3 – Podcast Perdidas no Recreio

Também criado pela Bruna Vieira, juntamente com a Ilustradora Nath Araújo (@nanaths) e a atriz Giovanna Grigio (@gigigrigio), o Podcast Perdidas no Recreio (@perdidasnorecreio) já me fez reviver vários momentos da minha adolescência, e que graças à continuidade da vida e do tempo, não voltam mais… hahah. Isso porque nem sempre a adolescência é a melhor fase das nossas vidas, nem aquela época de escola em que você não é a garota mais popular e extrovertida de todas e que às vezes passamos por diversas situações que não queremos mais reviver. Hahah.

Os episódios são semanais e você já encontra 3 deles disponíveis. E só ouvindo para entender o quanto é divertido acompanhar as três conversando e compartilhando as suas experiências.

Independentemente da sua idade ou de que fase você esteja na vida, acho que muitas irão adorar o podcast e se identificar com muitas situações. Você também vai ouvir algumas dicas valiosas e no final das contas, irá perceber que todas nós já estivemos um pouco “perdidas no recreio” e não vai quer mais parar de ouvir.

Abaixo, o link para o Spotify:

4 – Podcast Perfeitamente Independente

Criado por Fran Guarnieri, autora do livro e blog Morando sozinha e do Finanças para garotas, o Podcast Perfeitamente independente (@perfeitamenteindependente) aborda temas sobre educação financeira, e especialmente para mulheres que querem ser independentes e ter a carreira dos seus sonhos.

Os 8 episódios já disponíveis falam sobre diversos sub-temas relacionados à finanças, tais como organização pessoal, como estipular metas concretas para alcançar os seus objetivos, como criar suas próprias oportunidades, como ter uma vida financeira tranquila e proteger sua energia para fazer acontecer a vida dos seus sonhos, se ter o seu próprio negócio é mesmo o melhor para você, e muito mais.

Eu passei por uma fase de grandes mudanças na minha vida, mudança de país e estilo de vida, me casei, me afastei do trabalho que tinha no Brasil, etc. E passei a me interessar mais ainda por conteúdos diversos, além de moda, decoração e fotografia que eu já adorava, e finanças e organização pessoal foram alguns deles.

Ouvir os episódios da Fran me fez abrir os olhos para muitas questões que eu não havia aprendido até então, pois eu não tive uma educação financeira sólida quando era mais nova, mesmo passando por todo o processo de morar sozinha por 5 anos, trabalhar desde os 18 anos e ser independente também desde muito cedo.

Nos episódios, e de maneira leve e doce, você ouvirá dicas objetivas e úteis para qualquer pessoa que queira mais orientação nessa área da vida. Além de uma motivação extra pela história de vida da Fran, que veio de uma família sem muitos recursos e começou o seu negócio do zero ainda bem jovem e é uma inspiração para as jovens que possam estar indecisas no que fazer de suas vidas e carreiras ou até mesmo mulheres mais maduras e que queiram muda-las e empreender.

Abaixo, o link para o Spotify e os episódios também estão disponíveis pelo SoundCloud

5 – Podcast Nada Além do Simples

Criado por Isadora Ribeiro (@ribeiro_isadora), criadora de conteúdo no blog e canal Na Nossa Vidao Podcast Nada Além do Simples já conta com 92 episódios sobre temas relacionados à vida, comportamento e autoestima.

Em cada um deles, a Isa fala, por exemplo, sobre como levar a vida de maneira mais simples, como cuidar melhor de nós mesmas, conhecer os nossos limites, criar hábitos mais saudáveis, ter mais resiliência em momentos difíceis, priorizar o que é mais importante para a nossa vida, felicidade e muitos outros assuntos que todas nós sempre precisamos de alguma orientação ou até mesmo uma palavra de aconchego em qualquer momento da vida.

Eu acompanho a Isadora já há alguns anos no Instagram e blog, mas só comecei a ouvir o podcast há pouco tempo e já me encantei com o seu jeito doce e calmo de falar e encarar a vida! Alguns temas abordados são meio polêmicos e muitas pessoas que vivem de maneira mais acelerada e consumista e que não queiram abrir mão disso, podem não se identificar muito.

Mas se você, assim como eu, quer levar a vida de maneira mais simples, ter mais autoconhecimento, cuidar melhor de si e do ambiente a sua volta, e se interessa por vários outros assuntos sobre a vida, vale super a pena começar a ouvir os episódios do Nada além do Simples, e também acompanhar o blog e canal da Isa.

Abaixo, o link para o Spotify:

Depois me conta aqui nos comentários qual Podcast você mais gostou ou o que achou das indicações. ♥

Gostou deste post? Compartilhe também no Pinterest através da imagem abaixo:

Abraços e até o próximo post!

Maria.

5 podcasts brasileiros feitos por mulheres para você ouvir

 

 

Share
Maria Galvão
Bem-vindos ao Blog Depois do Café! Eu criei este espaço para compartilhar dicas e experiências sobre assuntos relacionados à moda, estilo pessoal, decoração, organização, viagens, estilo de vida e que possam te inspirar de alguma maneira. Eu amo fotografia, decorar minha casa, assistir séries e filmes de comédia e usar o Pinterest para me inspirar. Minha estampa favorita é o poá, adoro o estilo Parisiense e também, escrever sobre minhas coisas favoritas depois do café!